Serra Catarinense. Quarta-feira, 03 de Setembro de 2014
Lages Garden Shopping
EM CARTAZ
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central de Vendas Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

Twitter CLMais | Correio Lageano

:: 28/05/2012 | Música

Com uma gaita ponto Guilherme Garcia se destaca nos festiviais

Com uma gaita ponto Guilherme Garcia se destaca nos festiviais

Texto:

Lages, 29/05/2012, Correio Lageano

 

 


Há oito anos, Guilherme Garcia toca gaita ponto e participa de vários concursos. Ele mora no bairro Petropólis e coleciona em sua casa 30 trófeus. Ele vai tocar  no dia 5 de junho, às 17h30min, no Recanto do Pinhão.

 

 


O gaiteiro também dá aulas, mas atualmente seu objetivo como músico é juntar recursos para comprar uma gaita melhor. Por isso, ele reuniu, em maio, seus amigos músicos e fez um show de gaita ponto, no Galpão Bar Gaúcho. “Quero fazer mais shows com meus amigos, para conseguir comprar logo minha gaita”, conta.

 

 


Ele diz que não pode dar mais aula para alunos novos, porque precisa trabalhar no comércio. “Não tem como sobreviver só como músico, tenho que trabalhar em um emprego fixo e não tenho tempo de dar mais aula. Só estou com meus alunos antigos, porque sei que eles têm futuro e não vou abandoná-los”.

 

 


Dentre os prêmios que considera mais importantes, o gaiteiro destaca o Festival de Gaita em Erechim, Melhor Instrumentista da Sapecada da Serra Catarinense em 2009, bicampeão do Fecart, entre outros.

 

 


“Foi muito emocionante ganhar melhor instrumentista da Sapecada, por ser um festival daqui, dá muito orgulho”, considera.

 

 

 

Ele também já se apresentou no Recanto do Pinhão e na Semana Farroupilha. “Já toquei até sertanejo, parei porque agora estou focado no meu projeto de fazer shows com músicas gaúchas tocadas com gaita”, comenta.  Assim, ele pretende logo comprar sua nova gaita.

 

 

 


Além de fazer shows de gaita ponto para conseguir comprar seu novo instrumento, o gaiteiro acredita que o estilo musical poderia ser mais difundido. “As pessoas estão acostumadas a escutar os mesmos estilos. Com esses shows, também podemos propagar este estilo”, comenta.

 

 


Ele diz que há somente um nome conhecido neste estilo, é o acordeonista Renato Borghetti. “Ninguém conhece outra pessoa que se destacou tocando gaita ponto. É preciso apresentar este estilo para outras pessoas”, ressalta.

 

 

 


O gaiteiro salienta que a música abre caminhos para as outras artes que devem ser apreciadas. “Uma criança que começa a tocar qualquer instrumento, começa a ter uma mente mais aberta para outras artes. Desenvolve sua personalidade e não deixa de usar bombacha só porque não está na moda”, frisa.

 

 

Clique aqui e leia outras informações sobre a Festa Nacional do Pinhão 2012

 

 


Fotos:Susana Küster

  • Com uma gaita ponto Guilherme Garcia se destaca nos festiviais
  • Com uma gaita ponto Guilherme Garcia se destaca nos festiviais

Comentários

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha. Caso não tenha cadastro, clique aqui. | Esqueci minha senha >>

  • (*) Campos obrigatórios.

Últimos Comentários