Serra Catarinense. Quarta-feira, 23 de Julho de 2014
CL+
EM CARTAZ
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central de Vendas Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

CLMais Turismo

:: 17/02/2012 | Cultura

10ª Semana Nacional de Museus

10ª Semana Nacional de Museus

Texto:

Lages, 18 e 19/02/2012, Correio Lageano por Francielli Campiolo

 

 

Os quatro museus de Lages, mais o Memorial Nereu Ramos, buscam integração para participação na 10ª Semana Nacional de Museus. Desde o final de 2011, acontecem reuniões para a troca de experiências e para os funcionários de cada instituição conhecer o trabalho dos demais. A partir do próximo mês, a programação de cada museu estará fechada para as atividades que irão acontecer do dia 14 a 20 de maio.

 

 

O Museu Thiago de Castro realiza a semana pela sétima vez; e o Malinverni Filho participou em 2011. Neste ano, o Memorial Nereu Ramos, o Espaço Cultural Rech e o Museu Ferroviário do 10º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) também irão realizar atividades culturais. O tema de 2012 é “Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações”. A semana acontece para comemorar o Dia Internacional de Museus, em 18 de maio.

 

 

A funcionária do Thiago de Castro, Carla Souza, explica que está sendo feita uma mediação entre as instituições. A primeira reunião aconteceu no Malinverni Filho. Nesta sexta-feira (17), os representantes voltaram a se reunir no Espaço Cultural Rech. O último encontro será no Thiago de Castro, em março, quando será definida toda a programação.

 

 

Carla afirma que a participação dessas instituições é produtiva para a cidade, que estará inserida no contexto nacional. “Isso dá visibilidade do que está sendo produzido em termos culturais”, afirma. Ela acredita que é o início do fortalecimento dessa integração até para que se faça atividades de forma independente.

 

 

No Thiago de Castro as atividades incluem palestras, oficinas para estudantes e professores, sessões de cinema e apresentações culturais. Sempre há uma exposição temporária. Os profissionais estão sendo contatados para participar. Nesses anos em que o museu realizou a semana, a afrodescendência, teatro, dança e produções cinematográficas locais foram trabalhados.

 

 

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) oferece amparo para a realização da semana. A Prefeitura Municipal envia recursos para o Thiago de Castro e Espaço Cultural Rech no valor de R$2 a R$ 3 mil. Já para o Museu Malinverni Filho, fornece funcionários.

 


Malinverni Filho

 

 

A sugestão é realizar uma oficina de fotografia com Walter Hoeschl e outra de pintura com Jonas Malinverni.



Museu Ferroviário 10º BEC

 

 

A partir de junho de 2011, o coordenador Ivair Proenço inicou um trabalho de integração. Ele ressalta que a participação na Semana do Museu irá contribuir com a divulgação do acervo. A proposta é fazer visitas guiadas, o público assistir formatura e produzir texto ou desenho sobre a história do Batalhão.

 

 

Espaço Cultural Rech

 

 

O museu é particular e administrado pelo comerciante Alceu Luiz Rech. Ele espera que as autoridades e a população entendam que o objetivo é que haja mais participação. “Falta apoio. Os alunos são os mais incentivados pelos professores”, diz Rech. O acervo começou em uma lanchonete no centro de Lages, há 12 anos.

 


Memorial Nereu Ramos

 

 

Pertence à Fundação Cultural de Lages. A responsável pelo Patrimônio Cultural, Marli Grass, conta que a ideia é exibir o documentário Chão de minha terra: a vida de Nereu Ramos, do cineasta Fernando Leão. Também convidar o historiador Cláudio da Silveira para contar sobre a vida do político.

 

 

A atendente e museóloga Maria Apolinária afirma que no início do ano, liga para todas as escolas para visitarem o Memorial. A escola Aristiliano Ramos era a que mais frequentava o lugar. O memorial faz 20 anos no dia 3 de setembro.

 


Foto: Francielli Campiolo

Comentários

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha. Caso não tenha cadastro, clique aqui. | Esqueci minha senha >>

  • (*) Campos obrigatórios.

Últimos Comentários