Serra Catarinense. Quarta-feira, 04 de Maio de 2016
Anuncie Classificados Correio Lageano Festa do Pinhão 2016
Instituto José Paschoal Baggio
Anuncie Essencial Correio Lageano
EM CARTAZ
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central do Assinante Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

Participe da Revista Essencial Corrreio Lageano

:: 17/02/2012 | Cultura

10ª Semana Nacional de Museus

10ª Semana Nacional de Museus

Texto:

Lages, 18 e 19/02/2012, Correio Lageano por Francielli Campiolo

 

 

Os quatro museus de Lages, mais o Memorial Nereu Ramos, buscam integração para participação na 10ª Semana Nacional de Museus. Desde o final de 2011, acontecem reuniões para a troca de experiências e para os funcionários de cada instituição conhecer o trabalho dos demais. A partir do próximo mês, a programação de cada museu estará fechada para as atividades que irão acontecer do dia 14 a 20 de maio.

 

 

O Museu Thiago de Castro realiza a semana pela sétima vez; e o Malinverni Filho participou em 2011. Neste ano, o Memorial Nereu Ramos, o Espaço Cultural Rech e o Museu Ferroviário do 10º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) também irão realizar atividades culturais. O tema de 2012 é “Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações”. A semana acontece para comemorar o Dia Internacional de Museus, em 18 de maio.

 

 

A funcionária do Thiago de Castro, Carla Souza, explica que está sendo feita uma mediação entre as instituições. A primeira reunião aconteceu no Malinverni Filho. Nesta sexta-feira (17), os representantes voltaram a se reunir no Espaço Cultural Rech. O último encontro será no Thiago de Castro, em março, quando será definida toda a programação.

 

 

Carla afirma que a participação dessas instituições é produtiva para a cidade, que estará inserida no contexto nacional. “Isso dá visibilidade do que está sendo produzido em termos culturais”, afirma. Ela acredita que é o início do fortalecimento dessa integração até para que se faça atividades de forma independente.

 

 

No Thiago de Castro as atividades incluem palestras, oficinas para estudantes e professores, sessões de cinema e apresentações culturais. Sempre há uma exposição temporária. Os profissionais estão sendo contatados para participar. Nesses anos em que o museu realizou a semana, a afrodescendência, teatro, dança e produções cinematográficas locais foram trabalhados.

 

 

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) oferece amparo para a realização da semana. A Prefeitura Municipal envia recursos para o Thiago de Castro e Espaço Cultural Rech no valor de R$2 a R$ 3 mil. Já para o Museu Malinverni Filho, fornece funcionários.

 


Malinverni Filho

 

 

A sugestão é realizar uma oficina de fotografia com Walter Hoeschl e outra de pintura com Jonas Malinverni.



Museu Ferroviário 10º BEC

 

 

A partir de junho de 2011, o coordenador Ivair Proenço inicou um trabalho de integração. Ele ressalta que a participação na Semana do Museu irá contribuir com a divulgação do acervo. A proposta é fazer visitas guiadas, o público assistir formatura e produzir texto ou desenho sobre a história do Batalhão.

 

 

Espaço Cultural Rech

 

 

O museu é particular e administrado pelo comerciante Alceu Luiz Rech. Ele espera que as autoridades e a população entendam que o objetivo é que haja mais participação. “Falta apoio. Os alunos são os mais incentivados pelos professores”, diz Rech. O acervo começou em uma lanchonete no centro de Lages, há 12 anos.

 


Memorial Nereu Ramos

 

 

Pertence à Fundação Cultural de Lages. A responsável pelo Patrimônio Cultural, Marli Grass, conta que a ideia é exibir o documentário Chão de minha terra: a vida de Nereu Ramos, do cineasta Fernando Leão. Também convidar o historiador Cláudio da Silveira para contar sobre a vida do político.

 

 

A atendente e museóloga Maria Apolinária afirma que no início do ano, liga para todas as escolas para visitarem o Memorial. A escola Aristiliano Ramos era a que mais frequentava o lugar. O memorial faz 20 anos no dia 3 de setembro.

 


Foto: Francielli Campiolo

    Assine o CL Online

    Comentários

    Para comentar esta notícia entre com seu e-mail e senha de assinante. Caso não seja assinante, clique aqui. | Esqueci minha senha >>

    • (*) Campos obrigatórios.

    Últimos Comentários