Serra Catarinense. Sábado, 30 de Julho de 2016
Anuncie Classificados Correio Lageano
Instituto José Paschoal Baggio
Anuncie Essencial Correio Lageano
EM CARTAZ
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central do Assinante Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

Guia Turístico Serra Catarinense 2016

:: 27/05/2011 | Cultura

Atenção à balança: Pinhão é nutritivo e faz bem à saúde, mas é calórico

Texto:

Lages, 28 e 29/05/2011, Correio Lageano por Francielli Campiolo

 

 

Entre os meses de abril e junho, quem mora na Serra Catarinense passa a consumir mais o pinhão. Pratos típicos da região são encontrados facilmente nos restaurantes, mas é importante saber quantas calorias e os nutrientes que a semente tem.

 

 

O pinhão é nutritivo e faz bem à saúde. É utilizado na elaboração de pratos regionais tanto com alimentos doces quanto salgados. “O pinhão é uma semente que possui muitas calorias. Agora no inverno ele é consumido também porque esquenta.

 

 

Mas é preciso mudar a ideia de fazer só paçoca e entrevero, pois há outras receitas que tem como ingrediente o pinhão, como panqueca, bolo e sopa”, afirma a nutricionista Vanessa Assunção.

 

 

O pinhão pode ser preparado na panela de pressão ou assado na brasa. De acordo com a nutricionista, o pinhão é muito nutritivo. Constitui-se por amido que fornece um valor energético de 2kcal/g. Apresenta alto valor calórico, rico em lipídios, minerais e vitaminas do complexo B. Além de fósforo e potássio, sendo uma das sementes mais ricas em proteínas.

 

 

“Ele engorda a partir do momento em que o consumo é muito grande ou se for consumido com outras massas”, diz Assunção. A nutricionista recomenda que a paçoca não deve ser consumida junto com arroz, mas com uma salada. A mistura com outros alimentos é o que faz engordar. Segundo ela, as pessoas não se dão conta que o pinhão é uma massa. “Tem que cuidar na quantidade, mas tem propriedades que ajudam a complementar a alimentação”, diz Assunção.

 


Comer demais pode causar insônia

 

 

O pinhão ajuda a minimizar o risco de câncer por conter manganês, zinco, ferro, fibras e vitamina E e beta caroteno. Ajuda a controlar o colesterol e a diabetes. Tem efeito antioxidante vasodilatador, anticoagulante e age contra a fadiga. O tipo de gordura existente é denominada gordura insaturada, de digestão mais fácil que as gorduras da carne, que são saturadas.

 

 

A nutricionista explica que crianças menores de dois anos, gestantes e idosos devem tomar cuidado com a ingestão. “Pode formar gases e dar sensação de barriga inchada. Deve-se tomar cuidado com o consumo à noite, pois o mal estar gástrico pode causar insônia”, completa.

 

 

Bolo de pinhão

 

 

Ingredientes:


1 xícara de pinhão cozido e triturado


2 xícaras de açúcar


2 xícaras de farinha de trigo


1/2 xícara de óleo


1 xícara de leite


1 colher (sopa) de fermento em pó


3 ovos inteiros

 

Modo de preparo


Bata em uma batedeira em velocidade alta todos os ingredientes. Coloque em uma forma untada e leve ao forno pré aquecido por cerca de 30 minutos.

 

 

Foto: Francielli Campiolo

    • Atenção à balança: Pinhão é nutritivo e faz bem à saúde, mas é calórico
    Assine o CL Online

    Comentários

    Para comentar esta notícia entre com seu e-mail e senha de assinante. Caso não seja assinante, clique aqui. | Esqueci minha senha >>

    • (*) Campos obrigatórios.

    Últimos Comentários