Serra Catarinense. Quarta-feira, 30 de Julho de 2014
CL+
EM CARTAZ
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central de Vendas Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

CLMais Turismo

:: 27/05/2011 | Cultura

Atenção à balança: Pinhão é nutritivo e faz bem à saúde, mas é calórico

Texto:

Lages, 28 e 29/05/2011, Correio Lageano por Francielli Campiolo

 

 

Entre os meses de abril e junho, quem mora na Serra Catarinense passa a consumir mais o pinhão. Pratos típicos da região são encontrados facilmente nos restaurantes, mas é importante saber quantas calorias e os nutrientes que a semente tem.

 

 

O pinhão é nutritivo e faz bem à saúde. É utilizado na elaboração de pratos regionais tanto com alimentos doces quanto salgados. “O pinhão é uma semente que possui muitas calorias. Agora no inverno ele é consumido também porque esquenta.

 

 

Mas é preciso mudar a ideia de fazer só paçoca e entrevero, pois há outras receitas que tem como ingrediente o pinhão, como panqueca, bolo e sopa”, afirma a nutricionista Vanessa Assunção.

 

 

O pinhão pode ser preparado na panela de pressão ou assado na brasa. De acordo com a nutricionista, o pinhão é muito nutritivo. Constitui-se por amido que fornece um valor energético de 2kcal/g. Apresenta alto valor calórico, rico em lipídios, minerais e vitaminas do complexo B. Além de fósforo e potássio, sendo uma das sementes mais ricas em proteínas.

 

 

“Ele engorda a partir do momento em que o consumo é muito grande ou se for consumido com outras massas”, diz Assunção. A nutricionista recomenda que a paçoca não deve ser consumida junto com arroz, mas com uma salada. A mistura com outros alimentos é o que faz engordar. Segundo ela, as pessoas não se dão conta que o pinhão é uma massa. “Tem que cuidar na quantidade, mas tem propriedades que ajudam a complementar a alimentação”, diz Assunção.

 


Comer demais pode causar insônia

 

 

O pinhão ajuda a minimizar o risco de câncer por conter manganês, zinco, ferro, fibras e vitamina E e beta caroteno. Ajuda a controlar o colesterol e a diabetes. Tem efeito antioxidante vasodilatador, anticoagulante e age contra a fadiga. O tipo de gordura existente é denominada gordura insaturada, de digestão mais fácil que as gorduras da carne, que são saturadas.

 

 

A nutricionista explica que crianças menores de dois anos, gestantes e idosos devem tomar cuidado com a ingestão. “Pode formar gases e dar sensação de barriga inchada. Deve-se tomar cuidado com o consumo à noite, pois o mal estar gástrico pode causar insônia”, completa.

 

 

Bolo de pinhão

 

 

Ingredientes:


1 xícara de pinhão cozido e triturado


2 xícaras de açúcar


2 xícaras de farinha de trigo


1/2 xícara de óleo


1 xícara de leite


1 colher (sopa) de fermento em pó


3 ovos inteiros

 

Modo de preparo


Bata em uma batedeira em velocidade alta todos os ingredientes. Coloque em uma forma untada e leve ao forno pré aquecido por cerca de 30 minutos.

 

 

Foto: Francielli Campiolo

  • Atenção à balança: Pinhão é nutritivo e faz bem à saúde, mas é calórico

Comentários

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha. Caso não tenha cadastro, clique aqui. | Esqueci minha senha >>

  • (*) Campos obrigatórios.

Últimos Comentários