Serra Catarinense. Domingo, 25 de Junho de 2017
Celinho Casas do Araucária
Instituto José Paschoal Baggio
Anuncie Essencial Correio Lageano
EM CARTAZ
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central do Assinante Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

Mídia Kit diversar formas de anunciar

:: 20/04/2017 | Bem-estar

Projeto leva brincadeira às crianças de creches de Lages

Projeto leva brincadeira às crianças de creches de Lages

Texto:

 Lages,  21, 22 e 23/04/2017, Correio Lageano, por Adecir Morais

 

Criado pelo Instituto José Paschoal Baggio (IJPB), o projeto Oficinas Criança Brinca atende 168 crianças carentes de duas unidades de educação infantil de Lages

 

Mais divertido do que brincar, talvez é construir o próprio brinquedo. Com papel, saco plástico e tinta, dentre outros materiais,  pequenos brincam com as cores e chegam a construir bonecos para se divertir. Além de aguçarem a imaginação e criatividade dos alunos, as atividades são importantes no desenvolvimento da criança. Além disso, brincando com o outro, o pequeno desenvolve seu convívio social, dentre outros valores.

 

Em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, o Instituto José Paschoal Baggio (IJPB) criou o projeto “Oficinas Criança Brinca”, contemplando dois Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) de Lages: Sepé Tiarajú, no Bairro Passo Fundo, e Nelson Martins, no Novo Milênio. O projeto é financiado com recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). O público-alvo são 168 crianças carentes de 1 a 6 anos de idade, dos dois Ceims. As oficinas são mensais e vão se estender até o mês de setembro.


Na abertura dos trabalhos, foram atendidos alunos do Ceim Sepé Tiarajú. As atividades foram desenvolvidas na última quinta-feira (20) e duraram o dia inteiro. Foram atendidos alunos do Berçário e Maternal. As crianças puderam brincar e interagir com os professores e coleguinhas de sala, aumentando o convívio social entre os pequenos.


Os alunos do Maternal, por exemplo, puderam, pela primeira vez, manusear uma tesoura, adequada para sua idade. E construíram, com materiais recicláveis, brinquedos adaptados à faixa etária.


De acordo com a coordenadora de projetos do IJPB, Barbara Zanoni, além das atividades em sala de aula, a ideia é fazer com que os professores encaminhem o projeto para casa dos alunos, fazendo com que os pais brinquem com seus filhos e que entendam a importancia deste processo no aprendizado dos pequenos.

 

 

Ao brincar, a criança aprimora várias habilidades

Barbara afirma que a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento infantil em todos os aspectos. Ao brincar, “a criança aprimora várias habilidades, desde o desenvolvimento motor até o psicólogo. Quando a gente fala em brincadeira, parece que ela não tem sentido, mas para a criança faz toda a diferença”, alerta.


A professora Silvia Melegari, do Ceim Sepé Tiarajú, destacou que brincadeira permite que a criança entre no “mundo do faz de conta”. Assim ela expresse sentimentos, como medo,  emoções e dúvidas, além de reforçar seus vinculo social com a família e amigos. Isso tudo, aliados a outros fatores,  ajuda na formação e desenvolvimento dos pequenos.


Instituto_ Criado em 2007, o Instituto José Paschoal Baggio (IJPB) é uma instituição do terceiro setor, sem fins lucrativos. Desenvolve um conjunto de ações focadas em responsabilidade social, educação ambiental, empreendedorismo, educação, cultura e esporte. Além do “Oficinas Criança Brinca, desenvolve os projetos Lendo e Relendo com o Correio Lageano, Carahá de Cara Nova, Sala de Leitura Gostar de Aprender, Som e Arte e o evento Festival Internacional Música na Serra.

 

 

Quer vender? Aqui tem + Classificados. Anuncie grátis!

 

Foto: Adecir Morais

    Assine o CL Online

    Comentários

    Para comentar esta notícia entre com seu e-mail e senha de assinante. Caso não seja assinante, clique aqui. | Esqueci minha senha >>

    • (*) Campos obrigatórios.

    Últimos Comentários