Serra Catarinense. Sábado, 24 de Junho de 2017
Celinho Casas do Araucária
Instituto José Paschoal Baggio
Anuncie Essencial Correio Lageano
EM CARTAZ
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central do Assinante Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

Mídia Kit diversar formas de anunciar

:: 12/06/2015 | São Joaquim

Conheça as cinco cidades turísticas mais frias do Brasil

Conheça as cinco cidades turísticas mais frias do Brasil

Texto:

São Paulo, 12/06/2015, Climatempo

 

 

Não são somente as praias que recebem os turistas brasileiros nas férias. Cidades das regiões Sul e Sudeste chamam a atenção pelo clima frio e acolhedor, e programas bem interessantes para casais ou famílias inteiras.

 

 

O inverno está chegando e começa a inspirar muita gente em busca de momentos agradáveis que têm tudo a ver com aquele friozinho gostoso. Um filme ao pé da lareira, um saboroso fondue de queijo, um bom vinho a dois ou um chocolate quente com seu amor são opções mais do que perfeitas para encarar as temperaturas baixas.  E para quem quer viajar, nada melhor do que destinos de montanha para aproveitar esse clima acolhedor que nos lembram cidades europeias.

 

 

Casais buscam aconchego, famílias procuram espaços ao sol para se aquecer e viajantes querem ver neve, natureza, verde e céu azul. Opções de destinos turísticos no Brasil não faltam e estão pertinho das principais capitais do Sul e Sudeste do país. A editora do portal Shop & Travel Guides, Adriana Lage, listou as cinco cidades que mais recebem turistas no inverno em função do frio:

 

 

1- São Joaquim (Santa Catarina)

A cidade mais fria do Brasil registra temperaturas de -10° C durante o inverno, quando os turistas chegam para ver neve, lagos congelados e araucárias cobertas de gelo. As principais atrações são fazer um passeio guiado pela Vinícola Villa Francioni e atravessar a estrada que serpenteia a Serra do Rio do Rastro, famosa pelas paisagens cinematográficas que surgem em meio a ladeiras íngremes e curvas acentuadas. A viagem fica completa conhecendo as cidades vizinhas de Urubici e as cidades de São José dos Ausentes e Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul.

 

 

2- São José dos Ausentes (Rio Grande do Sul)

Uma das cidades mais frias do Rio Grande do Sul, São José dos Ausentes está a 1.200 metros de altitude e tem cenários deslumbrantes de cânions, montanhas e cachoeiras que atraem visitantes em busca de turismo rural e ecológico. O inverno rigoroso traz geada e neve, ideais para viagens românticas. O Pico do Monte Negro é o mais alto do estado, passeio mandatório para quem visita o município e, em dias claros, lá de cima avista-se o litoral de Santa Catarina. A região é conhecida pelos cânions dos Aparados da Serra. Uma das melhores maneiras para ver de perto os enormes paredões que abraçam o município é passear a cavalo. Para quem pode ficar mais dias, as cidades de Cambará do Sul e Urubici e São Joaquim, em Santa Catarina, estão bem pertinho e complementam o roteiro.

 

 

3- Campos do Jordão (São Paulo)

Campos de Jordão é um destino elegante, chamada de ‘Suíça Brasileira’. A extensa programação cultural, a vida noturna agitada e a rica gastronomia são os principais atrativos que levam muitos paulistas a lotar a cidade durante os meses de junho e julho. O Festival de Internacional de Inverno é o evento mais conhecido da cidade, com música erudita da melhor qualidade. A badalação concentra-se no centrinho do Capivari. Durante o dia, lojas de malhas e chocolates disputam a atenção dos visitantes e à noite é a vez das concorridas mesas de bares e restaurantes. O típico programa gastronômico é comer fondue ou truta, regado a vinho ou cerveja. As várias atividades ao ar livre oferecem um encontro com a natureza em escaladas na Pedra do Baú, trilhas na Pedra do Bauzinho ou tirolesa no Horto Florestal e cavalgada no Aventura no Rancho. Para quem busca programas mais culturais, a Casa da Xilogravura e o Palácio Boa Vista são boas sugestões de museus.

 

 

4- Nova Friburgo (Rio de Janeiro)

Graças a um decreto do Rei Dom João VI em 1818, Nova Friburgo cresceu como colônia suíça, a maioria das famílias provenientes da cidade de Fribourg. Embrenhada na Serra Fluminense, tem cachoeiras, montanhas e rios, perfeitos para a prática de trekking, rafting e mountain-bike no Parque Estadual dos Três Picos. Graças aos esforços dos moradores, a cidade está cada vez mais bonita e superou os deslizamentos de terra de 2011. Durante o dia, percorrer a bucólica estrada que liga Friburgo e Teresópolis é uma das atividades favoritas para serem feitas em família, com diversas paradas bacanas pelo caminho. A Capital Nacional da Lingerie também atrai o turismo de compras, mais concentrado no bairro de Olaria e na Ponte da Saudade. À noite, escolha um dos restaurantes especializados em fondues e racletes no bairro de Mury, deguste cervejas alemãs e prove os chocolates artesanais.

 

 

5- Monte Verde (Minas Gerais)

Com população pouco acima de 4 mil moradores, Monte Verde está a 1.555 metros de altitude, um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira. Como ainda não foi emancipada para município (é um distrito de Camanducaia), não detém o título de cidade mais fria de Minas Gerais. Pousadas charmosas aproveitaram o relevo montanhoso para estabelecer chalés nas encostas, com banheiras de hidromassagem que oferecem vistas incríveis e cenários perfeitamente românticos. Para quem busca algo mais aventureiro, há trilhas de curta e longa distâncias que levam a pontos panorâmicos de onde se descortina todo o vale, como a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí. Fondue e truta estão presentes nos cardápios de restaurantes pequenos e aconchegantes.

 



Fotos: Michele Almeida Francelino de Souza/Monte Verde/Prefeitura de Nova Friburgo (RJ)/Shutter Stock/Imagem ilustrativa/Shutter Stock: Aparados da Serra – Cânios na região de São José dos Ausentes (RS)/ Imagem de Divulgação: Prefeitura de São Joaquim/Divulgação

    • Conheça as cinco cidades turísticas mais frias do Brasil
    • Conheça as cinco cidades turísticas mais frias do Brasil
    • Conheça as cinco cidades turísticas mais frias do Brasil
    Assine o CL Online

    Comentários

    Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha. Caso não tenha cadastro, clique aqui. | Esqueci minha senha >>

    • (*) Campos obrigatórios.

    Últimos Comentários