:: 03/08/2012 | Mundo
Um palácio de conto de fadas no Chile
Chile, 03/08/2012, (EFE)
O milenar Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, é cheio de arte, especialmente românica e gótica, mas no meio de tanta obra prima medieval, o genial arquiteto espanhol Antonio Gaudí criou uma explosão de fantasia, um palácio que parece feito para as fadas: o palácio episcopal de Astorga.
DESTAQUES
- O gênio catalão projetou em Astorga um palácio de aspecto medieval, mais próximo das linhas neogóticas do que outros trabalhos seus. Mas em seu jogo inovador, incorporou formas como os capitéis de estrela e os espetaculares arcos no acesso.
- A funcionalidade é esquecida neste palácio, que se constitui em um grito de fantasia no meio do Caminho de Santiago.
- Esse domínio da luz tem seu ápice na capela do palácio, o ponto mais deslumbrante. A capela é similar a uma pequena catedral, com três absides (recinto em forma de abóbada) ao fundo.
Quase toda a obra de Antonio Gaudí, desde a Sagrada Família à casa Milá, até o parque Guell está na Catalunha. Ele projetou apenas três prédios fora de seu território natal; deles, o de maior destaque é o palácio situado em uma pequena cidade do Noroeste espanhol, fundada há dois mil anos por Augusto, o imperador de Roma.
Astorga tem um encanto. Como velha cidade episcopal - uma das primeiras sedes cristãs...
Foto:Divulgação
Comentários
- Comente
- |
Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha. Caso não tenha cadastro, clique aqui. | Esqueci minha senha >>







