Serra Catarinense. Quinta-feira, 05 de Maio de 2016
Anuncie Classificados Correio Lageano Festa do Pinhão 2016
Instituto José Paschoal Baggio
Anuncie Essencial Correio Lageano
EM CARTAZ
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central do Assinante Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

Mídia Kit diversar formas de anunciar

:: 28/03/2012 | Santa Catarina

Turismo, cultura e esporte é pauta em audiência pública

Turismo, cultura e esporte é pauta em audiência pública

Texto:

São Joaquim, 29/03/2012, Correio Lageano por Onéris Lopes

 

 

 


Sensibilizar representantes de entidades ligadas ao esporte e cultura para audiências públicas que acontecerão em maio e junho. E, discutir formas de desenvolver o turismo na agricultura familiar. Foram os assuntos do Encontro Regional Turismo Cultura e Esportes realizado nesta quarta-feira, na Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Joaquim.

 

 


Coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, o evento foi o antepenúltimo de uma série de dez encontros. E servirá de base para validar as prioridades a serem apontadas nas conferências de cultura e esportes, que permitirão elaborar o Plano Estadual de Cultura e Esportes. Dos 18 municípios da Serra Catarinense representantes dos municípios apresentaram sugestões e debateram propostas.

 

 


O que explicou a diretora da Secretaria Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypes Sant’ana de Liz é que o trabalho que está sendo realizado hoje, com o esporte e a cultura já foi realizado com o turismo em 2009 e 2010. “Por isso separamos os encaminhamentos e deixamos as discussões do turismo para a tarde e as de esporte e cultura pela manhã”, justificou.

 

 


No primeiro momento foram apresentadas as ações da gerência de políticas culturais e falado sobre o sistema nacional de cultura envolvendo união estados e municípios. Foi apresentada também a situação do Estado na implantação do sistema estadual, discutida elaboração do plano estadual de cultura e tratado sobre a Agenda Cultural 2012.

 

 


Uma das metas, no que se refere ao turismo envolvendo as duas secretarias regionais da Serra Catarinense, será a divisão territorial e a definição dos municípios inseridos no programa SC Rural que terá fomento turístico. “O foco será turismo na agricultura familiar”, reitera Elisa Sant’ana de Liz.

 

 


Para a secretária executiva da Amures, Iraci de Souza, a proposta do encontro consta de prioridades já encampadas pelos prefeitos. “Um exemplo é a Copa Amures de Futsal que integra a região e fomenta o esporte. Outro são os incentivos para formação de grupos que resgatem as culturais locais através da dança, corais e grupos musicais. Esta é uma determinação do presidente da Amures, Amarildo Gaio”, destacou Iraci de Souza.

 

 


Em sua exposição, a secretária Regional de São Joaquim, Solange Pagani observou que o grande desafio é nivelar e medir como está se desenvolvendo a cultura e o esporte. E salientou que para isso, carece de números e estatísticas técnicas para avançar com as audiências públicas. Solange fez um apelo para a organização e o desejo de querer que as coisas aconteçam, como uma determinação das pessoas e das entidades regionais.

 

 


A segmentação do turismo, criação de conselhos ou fóruns regionais de turismo, atualização dos planos regionais de turismo e o atendimento às demandas regionais no turismo, cultura e esportes, finalizaram o encontro. Os mesmos assuntos serão discutidos em encontros regionais em Blumenau e Joinville. As audiências acontecerão antes do início do período eleitoral.

 

 

 

Foto: Onéris Lopes

    Assine o CL Online

    Comentários

    Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha. Caso não tenha cadastro, clique aqui. | Esqueci minha senha >>

    • (*) Campos obrigatórios.

    Últimos Comentários