Serra Catarinense. Segunda-feira, 24 de Julho de 2017
Anuncie Classificados Correio Lageano
Instituto José Paschoal Baggio
Anuncie Essencial Correio Lageano
EM CARTAZ
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central do Assinante Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

Mídia Kit diversar formas de anunciar

:: 18/05/2017 | Lages

Parque Natural passa por melhorias para receber visitantes

Parque Natural passa por melhorias para receber visitantes

Texto:

Lages, 18/05/2017, PML

 

Um dos pontos com maior concentração da Mata Atlântica no município, bastante procurado também por suas belezas naturais, banhadas por cachoeiras, vegetação nativa e animais silvestres, o Parque Natural Municipal está passando por uma revitalização completa. O objetivo é melhor acomodar turistas e visitantes regionais, garantindo também a segurança no local.

 

O Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto está localizado no bairro São Paulo, às margens da BR-116. Uma nova sede foi construída, mas ainda não teve condições de ser inaugurada, pois foi objeto de furtos de equipamentos e deterioração do prédio por ação do tempo.

 

Uma das primeiras providências, de acordo com o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô (Tcha-tcha), será resolver a questão da segurança no prédio, colocando grades nas janelas e outros acessos, além de monitoramento, evitando assim novas ações de vandalismo. “Acreditamos que dentro de 30 dias esta parte estará resolvida. Também faremos uma revitalização completa, deixando o local agradável e em plenas condições de receber os visitantes”, diz o secretário.

 

Uma equipe estará a postos nos três períodos; matutino, vespertino e noturno, atendendo a comunidade e monitorando o local. A restauração contará com a pintura do prédio, reforma interna e do telhado, inclusive com a impermeabilização para evitar goteiras, aquisição dos móveis e revitalização dos pontilhões e limpeza e colocação de lixeiras nas trilhas que dão acesso às cachoeiras.

 

A estrutura da sede conta com um hall de entrada, auditório e algumas salas para atividades diversas referentes ao meio ambiente, como palestras e oficinas. Logo à frente, um espaço aberto agraciado por um lago, onde alguns patinhos fazem sua morada, é um ambiente convidativo para um piquenique ou recreação com as crianças.

 

Visitas com guia turístico

O Parque Natural conta com sete trilhas, que são disponibilizadas aos visitantes, sendo que uma delas segue em direção a uma cachoeira, e no caminho ainda podem ser encontradas araucárias centenárias. Pessoas interessadas em realizar trilhas com um guia precisam agendar horário, através do telefone do Centro Ambiental Ida Schmidt (49) 3224-3142.

 

Algumas visitas já estão sendo agendadas previamente, inclusive durante os finais de semana, mas a intenção é fornecer um guia turístico fixo para que os passeios sejam mais bem organizados. “Este é um espaço maravilhoso, com muitas belezas naturais, que muitas vezes passam despercebidas pela comunidade. Nossa intenção é fomentar as visitas, de forma organizada e com segurança, para que a população possa usufruir deste local”, diz a diretora do Meio Ambiente, Silvia Oliveira.

 

Já os passeios livres estão disponíveis a qualquer horário, pois o parque não possui portão fechado. Muitos turistas e até grupos de ciclistas utilizam o local como ponto de encontro.

 

Mês do Meio Ambiente

Em junho, com a programação do Mês do Meio Ambiente, que envolve algumas atividades no próprio parque, a expectativa é de que as visitações da comunidade estudantil, turistas e pesquisadores se intensifiquem. Neste período que antecede, o local atraiu muitos fotógrafos, amadores e profissionais, que participam do concurso fotográfico sobre a Mata Atlântica, uma das atrações do Mês do Meio Ambiente. As inscrições já encerraram e a premiação será realizada durante a abertura oficial dos eventos, marcada para o dia 5 de junho.

 

Outra atividade que deverá atrair os olhares para o Parque Natural é a Pedalada Ecológica, que será a primeira atração do Mês do Meio Ambiente, abrindo os trabalhos no dia 27 de maio, um sábado. O percurso terá saída da Praça Joca Neves, às 14h30, passando pelas avenidas Belizário Ramos (Carahá) e Duque de Caxias, até a BR-282, chegando ao parque. As inscrições podem ser feitas na hora.

 

Foto: Carlos Alberto Becker e arquivo

    • Parque Natural passa por melhorias para receber visitantes
    • Parque Natural passa por melhorias para receber visitantes
    Assine o CL Online

    Comentários

    Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha. Caso não tenha cadastro, clique aqui. | Esqueci minha senha >>

    • (*) Campos obrigatórios.

    Últimos Comentários