Serra Catarinense. Sábado, 23 de Julho de 2016
Anuncie Classificados Correio Lageano
Instituto José Paschoal Baggio
Anuncie Essencial Correio Lageano
EM CARTAZ
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central do Assinante Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

Guia Turístico Serra Catarinense 2016

:: 07/06/2010 | Educação

A história da copa em sala de aula

A história da copa em sala de aula

Texto:

Lages, 08/07/2010, Correio Lageano

 


Em ritmo de Copa do Mundo o Colégio Rubens de Arruda Ramos criou o projeto “Aprendendo a Conviver”, no qual os alunos das séries finais, após estudos em sala de aula, desenvolveram trabalhos referentes ao país sede da Copa. Os trabalhos ficarão expostos no colégio durante a segunda e terça feira.


Os alunos trabalharam em sala por um período de 30 dias, de forma interdisciplinar (artes, história e geografia), tudo o que acontece em uma Copa do Mundo, desde o procedimento para a escolha do país, times e jogadores convocados, economia gerada, cor, raça, religião, localização, história da África, originalidade das bandeiras e títulos.


A professora de estudos sociais, Maria Sanches, explica que ao desenvolver este projeto os alunos aprendem a ter noções claras do mundo global e a entender como é o Continente Africano e a África do Sul. Segundo a professora, o nível de envolvimento dos alunos era de forma constante. “Todo o conteúdo trabalhado eles aprenderam para a vida, além do entrosamento dos grupos que era total”, comentou.


As turmas foram divididas em grupos de quatro pessoas em que cada um escolheu um tema e com auxílio do laboratório de informática desenvolveram pesquisas e confeccionaram os trabalhos que estão expostos. A exposição levou o nome de “Mundial 2010”.


De acordo com a diretora Eliane Alves de Oliveira da Silva Rodrigues, com a exposição os alunos tomaram consciência de que mesmo os jogadores mais famosos são ditados por regras e para ser destaque é preciso cumpri-las. “Cada um deles tem metas e objetivos, se partirem para o mundo da criminalidade, drogas, álcool, prostituição, certamente todo o brilho conquistado será apagado”, diz a diretora.


As alunas Mykaellen Lopes e Luana Silva, da 6ª série, trabalharam sobre a origem dos animais, significados das bandeiras e diferenças de classe, cor e religião. Um dos pontos que mais chamou a atenção das meninas foi o racismo que os brasileiros têm com relação à África do Sul. “Precisamos entender e aceitar as diferenças e costumes existentes em cada país”, comentam as alunas.

 

Foto: Camila Constantini

    • A história da copa em sala de aula
    • A história da copa em sala de aula
    • A história da copa em sala de aula
    Assine o CL Online

    Comentários

    Para comentar esta notícia entre com seu e-mail e senha de assinante. Caso não seja assinante, clique aqui. | Esqueci minha senha >>

    • (*) Campos obrigatórios.

    Últimos Comentários