Serra Catarinense. Sábado, 20 de Dezembro de 2014
Anuário Lages em Desenvolvimento 2014 | 2015
EM CARTAZ
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central de Vendas Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

Facebook CLMais | Correio Lageano

:: 07/06/2010 | Educação

A história da copa em sala de aula

A história da copa em sala de aula

Texto:

Lages, 08/07/2010, Correio Lageano

 


Em ritmo de Copa do Mundo o Colégio Rubens de Arruda Ramos criou o projeto “Aprendendo a Conviver”, no qual os alunos das séries finais, após estudos em sala de aula, desenvolveram trabalhos referentes ao país sede da Copa. Os trabalhos ficarão expostos no colégio durante a segunda e terça feira.


Os alunos trabalharam em sala por um período de 30 dias, de forma interdisciplinar (artes, história e geografia), tudo o que acontece em uma Copa do Mundo, desde o procedimento para a escolha do país, times e jogadores convocados, economia gerada, cor, raça, religião, localização, história da África, originalidade das bandeiras e títulos.


A professora de estudos sociais, Maria Sanches, explica que ao desenvolver este projeto os alunos aprendem a ter noções claras do mundo global e a entender como é o Continente Africano e a África do Sul. Segundo a professora, o nível de envolvimento dos alunos era de forma constante. “Todo o conteúdo trabalhado eles aprenderam para a vida, além do entrosamento dos grupos que era total”, comentou.


As turmas foram divididas em grupos de quatro pessoas em que cada um escolheu um tema e com auxílio do laboratório de informática desenvolveram pesquisas e confeccionaram os trabalhos que estão expostos. A exposição levou o nome de “Mundial 2010”.


De acordo com a diretora Eliane Alves de Oliveira da Silva Rodrigues, com a exposição os alunos tomaram consciência de que mesmo os jogadores mais famosos são ditados por regras e para ser destaque é preciso cumpri-las. “Cada um deles tem metas e objetivos, se partirem para o mundo da criminalidade, drogas, álcool, prostituição, certamente todo o brilho conquistado será apagado”, diz a diretora.


As alunas Mykaellen Lopes e Luana Silva, da 6ª série, trabalharam sobre a origem dos animais, significados das bandeiras e diferenças de classe, cor e religião. Um dos pontos que mais chamou a atenção das meninas foi o racismo que os brasileiros têm com relação à África do Sul. “Precisamos entender e aceitar as diferenças e costumes existentes em cada país”, comentam as alunas.

 

Foto: Camila Constantini

  • A história da copa em sala de aula
  • A história da copa em sala de aula
  • A história da copa em sala de aula
Assine o CL Online

Comentários

Para comentar esta notícia entre com seu e-mail e senha de assinante. Caso não seja assinante, clique aqui. | Esqueci minha senha >>

  • (*) Campos obrigatórios.

Últimos Comentários