Serra Catarinense. Segunda-feira, 21 de Abril de 2014
CL+
EM CARTAZ
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central de Vendas Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

:: 27/08/2012 | Serra Catarinense

Unidade de Saúde atende 11 mil pessoas

Unidade de Saúde atende 11 mil pessoas

Texto:

Lages, 28/08/2012, Correio Lageano, por Silviane Mannrich

 

 

 

Em média são realizados 300 procedimentos (dia) na unidade do Santa Catarina, que ocupa uma sala improvisada no Caic.

 

 

 


A Unidade Básica de Saúde (USB) do bairro Santa Catarina é uma das maiores de Lages, está localizada na estrutura do Caic Nossa Senhora dos Prazeres. Além do Santa Catarina, a USB atende a comunidade dos bairros Santa Clara, Novo Milênio, Araucária, Conte, Maria Angélica, Cruz de Malta e loteamento Pereá, abrangendo mais de 11 mil pessoas.

 

 


A UBS realiza em média 300 atendimentos por dia. Nas terças-feiras, considerado o dia de maior movimento, são feitas cerca de 75 consultas médicas. As equipes são divididas em três áreas.

 

 


Uma das equipes tem um enfermeiro, um médico, dois técnicos em enfermagem, um dentista, uma técnica em higiene bucal e seis agentes de saúde. A segunda equipe é formada por uma enfermeira, dois médicos, dois técnicos em enfermagem, um dentista, um técnico em higiene bucal e sete agentes. Já a terceira conta com um enfermeiro, três médicos, dois técnicos em enfermagem, um dentista, um auxiliar e seis agentes.

 

 


A estrutura que é improvisada e conta com sala de vacinas, recepção, almoxarifado, cozinha, sala de procedimentos, três consultórios, um expurgo para o lixo hospitalar, um depósito e um consultório odontológico.

 

 


A Unidade atende das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas. Também realiza o atendimento uma noite por mês para as pessoas que trabalham, e um sábado por mês fazem a coleta do preventivo. “Fazemos todos os procedimentos, mas com uma estrutura melhor com certeza daremos mais qualidade aos atendimentos”, afirma a enfermeira Kellyn Vargas.

 

 


A equipe do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf) composto por um psicólogo, assistente social, farmacêutico, educador físico e nutricionista, também realiza um trabalho na comunidade.  “Um médico ginecologista atende na unidade a cada 15 dias e nós estamos contratando um pediatra que fará o atendimento uma vez por semana”, lembra o gerente de Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde, Celso Machado de Liz.

 

 


Nova unidade deverá ser inaugurada em 2013

 

 

Em junho do ano que vem deve ser inaugurada a nova unidade de saúde do bairro. Ela está sendo construída no terreno que pertence ao Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), localizado em frente ao setor 3, na rua Oswaldo Aranha. A nova USB terá 388 m², quase o dobro da sala ocupada atualmente no Caic Nossa Senhora dos Prazeres.

 

 


As três equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) não serão ampliadas, já que cada equipe é responsável por pouco mais de 3 mil moradores. O investimento da obra será de R$ 483 mil, sendo que R$ 400 mil são recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2), do Governo Federal e o restante é contrapartida da prefeitura.

 

 


A nova estrutura abrigará os atuais funcionários, porém com um espaço mais adequado. Serão cinco consultórios médicos, um consultório de enfermagem, uma sala para o Nasf, consultório ginecológico, sala de curativos, esterilização e nebulização. Além de um auditório.“Teremos um espaço ideal para os atendimentos, daremos mais qualidade e a espera será menor. No consultório odontológico, por exemplo, teremos três cadeiras, hoje temos apenas uma. Esperamos que até junho a USB seja inaugurada”, ressalta o gerente de Atenção Básica Celso Machado de Liz.

 

 


Fotos: Silviane Mannrich

  • Unidade de Saúde atende 11 mil pessoas
    Obras da nova unidade tiveram início em janeiro deste ano.

Comentários

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha. Caso não tenha cadastro, clique aqui. | Esqueci minha senha >>

  • (*) Campos obrigatórios.

Últimos Comentários