Serra Catarinense. Quarta-feira, 01 de Outubro de 2014
Lages Garden Shopping
EM CARTAZ
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central de Vendas Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

Facebook CLMais | Correio Lageano

:: 21/07/2012 | Política

Candidatos à prefeitura de Lages participam do primeiro debate das Eleições 2012

Candidatos à prefeitura de Lages participam do primeiro debate das Eleições 2012

Texto:

Lages, 21/07/2012, CLMais, por Fabiana Nonjah

 

 

Acompanhe a cronologia do debate, que terminou com as considerações finais. (Corra o mouse para o final desta matéria para começar a ler)

 

 

 

Considerações finais dos candidatos

 

Ceron cita sua experiência na vida pública, defende parceira com o governador Raimundo Colombo, como forma de ajudar Lages voltar a crscer.

 

 

Elizeu Mattos declara-se preparado e fala do conhecimento dos "caminhos à Brasília". Alega que a cidade precisa de mudança e da oportunidade do povo voltar a governar Lages como verdadeiros donos da cidade.

 

 

Coronel Dellajustina fala no tripé segurança, saúde e educação. Falou que com Colombo no Governo, Ceron na Casa Civil e Elizeu como deputado podem apoiar seu projeto para administrar Lages.

 

 

Terceiro Bloco

 

Mais duas perguntas de candidato para candidato. Depois as questões de ouvintes, internautas e leitores do Correio Lageano, CLMais, TV Araucária, 101 FM e CBN.

 

 

 

Elizeu pergunta a Ceron: sobre gestão da Semasa

 

Ceron defende sua coligação. Fala que a Semasa foi municipalizada na administração Colombo na prefeitura e que Lages está satisfeita com ess trabalho, porque paga 30% menos que os demais catarinenses na conta de água.

 

 

Réplica de Elizeu: Fala que a coligação de Ceron renegar apoio do governo federal é abrir mão de apoio para cidade. Cita dos problemas de falta de água, por falta de investimentos na Semana.

 

 

Tréplica: Ceron diz que Elizeu está "misturando as bolas". Que terá apoio do governo do Estado e também federal.

 

 

Última pergunta da rodada candidato pergunta a candidato.

 

Ceron questiona Dellajustina sobre sua pendência política e a possibilidade do PDT apoiar sua coligação e quer saber de seu planejamento para educação em Lages.

 

 

Dellajustina afirma acreditar que a Justiça dará oportunidade a ele, como cidadão. Sobre a educação fala do baixo desempenho do Brasil, por falta da valorização do profissional da educação.

 

 

Ceron retoma a palavra e fala da defasagem de vagas nas creches e devolve pergunta sobre isso a Dellajustina.

 

 

Dellajustina reforça que a sobrecarga de trabalho dos professores, ao enfocar na valorização dos profissionais da educação.

 

 

Agora iniciam respostas sobre perguntas enviadas por internautas, ouvintes e leitores dos veículos de comunicação que promovem e apoiam o debate.

 

 

Cada pergunta será respondida pelos três candidatos.

 

 

As perguntas variaram entre problemas de saúde pública, como o atendimento em unidades de saúde, acesso a exames de alta complexidade, e ainda,  sobre a atenção a moradores do interior de Lages, a conclusão do aeroporto regional de Correia Pinto.

 



Segundo Bloco

 

 

O segundo bloco se mantém com perguntas e respostas de um candidato para o outro. Coronel Dellajustina questiona se Elizeu Mattos julga seu mandato transparente.

 


Elizeu criticva administração atual de Lages e fala que se eleito fará administração transparente.

 

 

Dellajustina alega, em réplica, que se ele fo o eleito, além de transparente a administração terá a participação popular.

 

 

Na tréplica, Elizeu Mattos, diz que é preciso prestar contas aos "verdadeiros donos da cidade" (população)

 

 

Elizeu pergunta se Ceron concorda com a forma que a saúde é tratada em Lages.

 

 

Para Ceron, "não é admissível que um município do porte de Lages não tenha um sistema de mamografia funcionando pelo SUS". Promete novos leitos e unidade de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

 

 

Na réplica, Elizeu Mattos, responde que não é possível gastar R$ 72 milhões na saúde pública de Lages e as pessoas não gostarem. Também defendeu atendimento cardiológico na cidade, para pacientes não precisarem ser atendidos em outros municípios do Estado.

 

 

Agora Ceron quer saber qual é a proposta de geração de emprego e renda de Elizeu para Lages.

 

 

 

Ceron afirma que terá apoio do governador Raimundo Colombo. Elizeu responde que qualquer candidato eleito terá apoio de Colombo, porque nenhum é inimigo do governador.

 

 

Fala que irá investir na abertura de empresas, com liberação de documentação com mais urgência.

 

 

Réplica de Ceron: Afirma que mais de uma dezena de empresas confirmaram futura instalção em Lages e pelo menos cinco, a ampliação.

 

 

Trélica de Elizeu: Diz que hoje a prefeitura administra de costas para o povo, que não tem acesso a administração. Por isso, fará uma administração totalmente diferete da atual.

 

 

Agora cada candidato tem direito de fazer uma pergunta e receber respostas dos outros dois candidatos.

 

 

Ceron pergunta a Elizeu e Dellajustina sobre segurança pública

 

 

Dellajustina defende o trabalho na prevenção. Fala que falta recursos no setor.

Elizeu se defende em 30" ao ser citado como o autor do fim da Polícia Comunitária.

 

 

Elizeu pergunta a Dellajustina - sobre qual é o parecer dele sobre a atual gestão da prefeitura que, segundo ele, apoia Ceron.

 

Dellajustina argumenta que seu plano de governo é estratégico e ouviu todos os entes da socidade, em todas as áreas. "Temos que implantar em Lages a bandeira do povo serrano".

 

Elizeu na réplica fala que em nenhum outro lugar do mundo as pessoas entram na Justiça para impedir obras, como acontece em Lages. Alega que se eleito as pessoas saberão, por planejamento, em que dia iniciará e terminará a obra.

 

Na tréplica, Dellajustina falou da falta de planejamento na amudança dos alunos do Colégio Vidal Ramos, que foram transferidos para um lugar, segundo ele, sem acesso.

 

 

Neste instante, Dellajustina questiona Elizeu sobre como vai implantar sua Secretaria de Segurança Pública.

 

 

Elizeu diz que pretende contar com apoio de Dellajustina nessa pasta. Que a ideia é começar a acompanhar as crianças e adolescentes, através da educação, para preparar cidadãos.

 

Termina o segundo bloco.

 

 

 

 

Primeiro Bloco

 

 

Inicia o primeiro bloco do debate entre os candidatos a pefeito em Lages. Elizeu Mattos, da coligação “Todos por uma Lages Feliz”,responde a primeira pergunta. Os candidatos têm 1'30'' para responder as perguntas, 45" para réplica e 30" para tréplica.

 

 

Os colunistas políticos do Correio Lageano,  Edson Varela e Olivete Salmória, mediam o debate.

 

 

 



Clique aqui e acompanhe

 


Fotos:Cláudia Pavão

  • Candidatos à prefeitura de Lages participam do primeiro debate das Eleições 2012
  • Candidatos à prefeitura de Lages participam do primeiro debate das Eleições 2012

Comentários

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha. Caso não tenha cadastro, clique aqui. | Esqueci minha senha >>

  • (*) Campos obrigatórios.

Últimos Comentários