Serra Catarinense. Terça-feira, 03 de Maio de 2016
Anuncie Classificados Correio Lageano Festa do Pinhão 2016
Instituto José Paschoal Baggio
Anuncie Essencial Correio Lageano
EM CARTAZ
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central do Assinante Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

Participe da Revista Essencial Corrreio Lageano

:: 06/04/2011 | Educação

Drogas são tema de oficina do programa Lendo e Relendo

Drogas são tema de oficina do programa Lendo e Relendo

Texto:

Lages, 7/04/2011, Correio Lageano

 

O Lendo e Relendo com o Correio Lageano realizou nesta quarta-feira (6) a última oficina para o concurso Maratona do Conhecimento, com alunos que se inscreveram para participar da disputa.

 

O destaque foi a palestra do tenente-coronel da Polícia Militar e coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da 22ª Região de Polícia Militar, Zinder José Guedes Cardoso. Ao todo foram oito oficinas.

 

O tenente-coronel abordou o tema: “Leitura e Informação, a melhor prevenção contra as drogas”. Ele estimulou os jovens a fazer uma reflexão sobre o problema das drogas e destacou sobre assuntos referentes ao que pode levar a pessoa a entrar no mundo do vício, como baixa autoestima, falta de autoconfiança, conflitos familiares, entre outros.

 

Zinder também destacou sobre a participação da família para impedir que a pessoa, sobretudo o adolescente, caia no mundo das drogas.

 

Neste contexto, enfatizou sobre a importância dos valores familiares, como o diálogo entre pai e filho como fator importante e determinante na escolha do jovem sobre qual caminho pretende seguir.

 

Segundo a coordenadora do Lendo e Relendo, Edite Moraes, a oficina teve como principal objetivo fazer com que o jovem reflita e se torne multiplicador em sua escola quanto às ações de prevenção contra as drogas, além de torná-lo um espelho de boas ações para os demais colegas do grupo escolar. O concurso Maratona do Conhecimento vai até o dia 30 de maio. Um total de 97 alunos se inscreveu para participar do processo.

 

O concurso, que é realizado há quatro anos, teve mudanças nesta edição. Antes, os alunos produziam portfólios com perguntas e respostas sobre matérias divulgadas no Correio Lageano. Agora, com o tema droga, o estudante tem a leitura e a informação como um alicerce para contribuir com a formação cidadã.

 


Mais de 15 mil alunos envolvidos

 

Criado em 2004, o programa Lendo e Relendo com o Correio Lageano, do Instituto José Paschoal Baggio, envolve hoje 40 escolas de todas as esferas, mais de 15 mil alunos e cerca de mil professores.

 

É um programa de incentivo à leitura, proporcionando aos educadores uma renovação didática, utilizando o jornal de forma interdisciplinar e aproximando a realidade dos alunos a suas vivências, uma aprendizagem mais dinâmica e atrativa como prevê os Parâmetros Curriculares Nacionais.

 

As atividades são permanentes e o programa oferece o jornal como ferramenta de aprendizagem, atualização dos fatos, recurso pedagógico, além de dar suporte para a visão da história atualizada e integrada ao contexto social, com leitura de mundo, interpretação e crítica. O educando pode exercitar a cidadania, interagir com a comunidade estudantil, e assim viabilizar a sua contribuição social.

 

Desenvolvido em parceria com outras entidades, o Lendo e Relendo realiza juntamente com sua equipe oficinas, concursos, entretenimento, acompanhamento nas atividades pedagógicas e a publicação dos trabalhos realizados em sala de aula com o jornal.

 

Foto: Adecir Morais

    Assine o CL Online

    Comentários

    Para comentar esta notícia entre com seu e-mail e senha de assinante. Caso não seja assinante, clique aqui. | Esqueci minha senha >>

    • (*) Campos obrigatórios.

    Últimos Comentários