Serra Catarinense. Quarta-feira, 23 de Julho de 2014
CL+
EM CARTAZ
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central de Vendas Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

:: 06/04/2011 | Educação

Drogas são tema de oficina do programa Lendo e Relendo

Drogas são tema de oficina do programa Lendo e Relendo

Texto:

Lages, 7/04/2011, Correio Lageano

 

O Lendo e Relendo com o Correio Lageano realizou nesta quarta-feira (6) a última oficina para o concurso Maratona do Conhecimento, com alunos que se inscreveram para participar da disputa.

 

O destaque foi a palestra do tenente-coronel da Polícia Militar e coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da 22ª Região de Polícia Militar, Zinder José Guedes Cardoso. Ao todo foram oito oficinas.

 

O tenente-coronel abordou o tema: “Leitura e Informação, a melhor prevenção contra as drogas”. Ele estimulou os jovens a fazer uma reflexão sobre o problema das drogas e destacou sobre assuntos referentes ao que pode levar a pessoa a entrar no mundo do vício, como baixa autoestima, falta de autoconfiança, conflitos familiares, entre outros.

 

Zinder também destacou sobre a participação da família para impedir que a pessoa, sobretudo o adolescente, caia no mundo das drogas.

 

Neste contexto, enfatizou sobre a importância dos valores familiares, como o diálogo entre pai e filho como fator importante e determinante na escolha do jovem sobre qual caminho pretende seguir.

 

Segundo a coordenadora do Lendo e Relendo, Edite Moraes, a oficina teve como principal objetivo fazer com que o jovem reflita e se torne multiplicador em sua escola quanto às ações de prevenção contra as drogas, além de torná-lo um espelho de boas ações para os demais colegas do grupo escolar. O concurso Maratona do Conhecimento vai até o dia 30 de maio. Um total de 97 alunos se inscreveu para participar do processo.

 

O concurso, que é realizado há quatro anos, teve mudanças nesta edição. Antes, os alunos produziam portfólios com perguntas e respostas sobre matérias divulgadas no Correio Lageano. Agora, com o tema droga, o estudante tem a leitura e a informação como um alicerce para contribuir com a formação cidadã.

 


Mais de 15 mil alunos envolvidos

 

Criado em 2004, o programa Lendo e Relendo com o Correio Lageano, do Instituto José Paschoal Baggio, envolve hoje 40 escolas de todas as esferas, mais de 15 mil alunos e cerca de mil professores.

 

É um programa de incentivo à leitura, proporcionando aos educadores uma renovação didática, utilizando o jornal de forma interdisciplinar e aproximando a realidade dos alunos a suas vivências, uma aprendizagem mais dinâmica e atrativa como prevê os Parâmetros Curriculares Nacionais.

 

As atividades são permanentes e o programa oferece o jornal como ferramenta de aprendizagem, atualização dos fatos, recurso pedagógico, além de dar suporte para a visão da história atualizada e integrada ao contexto social, com leitura de mundo, interpretação e crítica. O educando pode exercitar a cidadania, interagir com a comunidade estudantil, e assim viabilizar a sua contribuição social.

 

Desenvolvido em parceria com outras entidades, o Lendo e Relendo realiza juntamente com sua equipe oficinas, concursos, entretenimento, acompanhamento nas atividades pedagógicas e a publicação dos trabalhos realizados em sala de aula com o jornal.

 

Foto: Adecir Morais

Comentários

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha. Caso não tenha cadastro, clique aqui. | Esqueci minha senha >>

  • (*) Campos obrigatórios.

Últimos Comentários