Serra Catarinense. Sábado, 21 de Outubro de 2017
Anuncie Classificados Correio Lageano
Instituto José Paschoal Baggio
Anuncie Essencial Correio Lageano
EM CARTAZ
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central do Assinante Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

:: 11/10/2017 | Economia

Expolages abre oficialmente nesta quinta-feira no Parque de Exposições

Expolages abre oficialmente nesta quinta-feira no Parque de Exposições

Texto:

Lages, 12 e 13/10/2017, Correio Lageano

 

 

Com novidades, como exposição de cavalos da raça gypsy e aves exóticas, evento começa nesta quinta à noite

 

 

Nesta quinta-feira (12), às 19h30, começa a Expolages, uma das maiores feiras do agronegócio de Santa Catarina. O evento possui uma programação extensa que começou já na terça-feira e termina no domingo, no Parque de Exposições Conta Dinheiro.

 


Um dos eventos que já ocorreu na Expolages foi o III Seminário Regional de Piscicultura, que foi organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e aconteceu na quarta-feira.

 


O seminário teve objetivo de estimular as propriedades rurais a produzir peixe para transformar a atividade em uma fonte de renda.  Para o diretor de aquicultura e pesca da secretaria, Nelson Beretta, que também é especialista no segmento, a piscicultura é uma atividade que está em expansão em todo o Brasil.

 


Entre as discussões feitas no seminário está o fato de Lages ter a maior área territorial de Santa Catarina, com 2.645 quilômetros quadrados, sendo que deste total, 92% compõem o interior e todo este espaço precisa ser melhor aproveitado, e a piscicultura pode ser um ramo para este avanço na produtividade no campo.

 


No evento, foi lembrado que através de parceiros, como o Centro de Ciências Agroveterinárias e a Estação de Piscicultura de Painel, que agora está sob a coordenação da Epagri, é possível os produtores terem apoio para as suas atividades.

 


Criação_ A produção, que hoje atinge cerca de 600 toneladas ao ano na Serra Catarinense, tem potencial para atingir, segundo Beretta até duas mil toneladas. “E, o município é principal parceiro para transformar o peixe como uma das principais atividades econômicas”, ressalta.

 


Novidade_ O Parque de Exposições está repleto de animais como ovelhas, touros, vacas, cavalos crioulos e este ano recebe, também, cães adestrados, aves de exposição e os cavalos da raça gypsy, que o público pode conferir de quinta-feira até domingo.

 


A raça de cavalos gypsy é oriunda dos ciganos da Irlanda e Reino Unido e são usados para puxar as carroças. Eles são extremamente dóceis, sendo comparados, até mesmo, a cachorros. Durante a Expolages, o público vai poder conhecer dois exemplares da raça gypsy, o garanhão de oito anos chamado Splash e o potro de quatro anos denominado Mont Blanc.

 


As aves de exposição também serão uma atração diferenciada este ano. A Fazenda Lajeadinho, de Lages, vai expor 80 aves adultas e 35 pintinhos. Elas são ornamentais da raça Brahma, com penas de diferentes colorações. Os interessados em galinhas para postura vão poder conferir, ainda, as aves orpington. Todas estarão à venda.

 

    Assine o CL Online

    Comentários

    Para comentar esta notícia entre com seu e-mail e senha de assinante. Caso não seja assinante, clique aqui. | Esqueci minha senha >>

    • (*) Campos obrigatórios.

    Últimos Comentários