Serra Catarinense. Terça-feira, 19 de Setembro de 2017
Anuário Lages em Desenvolvimento 2015 | 2016
Instituto José Paschoal Baggio
Anuncie Essencial Correio Lageano
EM CARTAZ
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central do Assinante Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

:: 16/07/2017 | Tempo

Previsão indica frio forte e risco de nevasca nesta segura-feira

Previsão indica frio forte e risco de nevasca nesta segura-feira

Texto:

Serra Catarinense, 17/07/2017, Correio Lageano, por Adecir Morais

 

Em São Joaquim, autoridades montaram uma força-tarefa para encarar os problemas que o frio possa trazer

 

Uma intensa onda de frio, que  começou no Chile e na Argentina, chegou a Santa Catarina. Previsão do fim da tarde de ontem, do engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, confirma que neva na Serra Catarinense, com início entre 11h e 14h desta segunda-feira.

 

 

A onda de frio, acompanhada de chuva, vai derrubar as temperaturas, com mínima ficando abaixo de 0°C. Na Serra, existe previsão de neve em São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici. O fenômeno também poderá ocorrer em Lages, onde há chance de “branquear a paisagem” em alguns instantes. Também pode nevar nos  municípios de Curitibanos, Fraiburgo e Santa Cecília.

 


Coutinho afirma que há indicativo de uma forte nevasca, com acúmulo de gelo entre 15 e 30 centímetros em São Joaquim, o que poderá trazer muitos transtornos para as rodovias, telas antigranizo dos pomares e telhados das residências.

 


No auge do frio, as temperaturas ficarão abaixo de zero. Nos pontos mais altos da Serra, termômetros devem marcar entre -9° e 12°C. A previsão é que a onda de frio seja tão forte que há, inclusive, previsão de temperaturas negativas nas regiões da Grande Florianópolis e no Oeste catarinense.

 


Consequências_ Coutinho alerta que o gelo pode provocar danos às máquinas agrícolas. Para evitar problemas nos veículos, recomenda uso de anticongelante no radiador em carros com um ano.

 


Para enfrentar a possível nevasca, autoridades de São Joaquim montaram uma força-tarefa, que será coordenada pela Defesa Civil municipal. Ontem à tarde, o grupo se reuniu para discutir sobre as possíveis ações que podem ser tomadas. A previsão de neve continua até madrugada de terça-feira.

 

 

Defesa Civil alerta para cuidados em razão da onda de frio

 

 

As cidades de Santa Catarina, especialmente da Serra, devem sentir bastante o frio que está chegando ao Estado. Para evitar maiores problemas, a Defesa Civil alerta que a população deve adotar alguns cuidados.

 


O órgão chama a atenção que, qualquer problema deve ser comunicado ao telefone de emergência 199 ou ao Corpo de Bombeiros no número 193. A população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças, deve se manter aquecida e protegida em abrigos para evitar complicações.

 


De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripes, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos.

 

Crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis e devem estar mais atentas.
Os animais domésticos também dependem de cuidados. Eles devem ficar em abrigos nas noites mais frias. Cães de pouca pelagem devem ser agasalhados. Já gatos, que gostam de ficar nas janelas ou na rua, têm de ser levados para dentro de casa para se abrigar.

 

 

Coutinho também recomenda cuidados com os moradores de rua, por causa do risco de hipotermia (queda da temperatura do corpo). Ainda, chama atenção para o fato de que o gelo pode causar danos à rede elétrica, aos telhados das casas e telas antigranizo dos pomares de maçã. E o motorista deve tomar cuidado ao dirigir, pois as rodovias da Serra correm o risco de ficar encobertas de gelo e escorregadias.

 

 

Foto: Adecir Morais/Arquivo CL

 

    Assine o CL Online

    Comentários

    Para comentar esta notícia entre com seu e-mail e senha de assinante. Caso não seja assinante, clique aqui. | Esqueci minha senha >>

    • (*) Campos obrigatórios.

    Últimos Comentários