Serra Catarinense. Sábado, 24 de Junho de 2017
Celinho Casas do Araucária
Instituto José Paschoal Baggio
Anuncie Essencial Correio Lageano
EM CARTAZ
ÁREA DO ASSINANTE

Área de acesso restrito aos assinantes do Jornal Correio Lageano:



Esqueci minha senha

Central do Assinante Correio Lageano (49) 3251-8200
Correio Lageano

Redação: 49 3221 3344
redacao@correiolageano.com.br

Comercial: 49 3221 3322
comercial@correiolageano.com.br

Participe da Revista Essencial Corrreio Lageano

:: 18/06/2017 | Economia

Ambev expõe bastidores do processo de fabricação da cerveja

Ambev expõe bastidores do processo de fabricação da cerveja

Texto:

Lages, 19/06/2017, Correio Lageano, por Adecir Morais

 

 

A fábrica de Lages tem capacidade para fazer até 600 milhões de litros de cerveja por ano. A empresa é uma das maiores pagadoras de impostos

 

 

Você que gosta de tomar uma gelada com os amigos em um bar no fim da tarde, já imaginou como é o processo de fabricação da cerveja? A Ambev, em Lages, convidou o CL, além de outros órgãos de imprensa, para uma inédita expedição. Na ocasião, foi mostrado um pouco de como é feita a cerveja.

 

 

Logo na chegada do parque fabril, é possível perceber uma grande movimentação de caminhões no pátio da fábrica à espera dos engradados de cerveja para abastecer o comércio. Estima-se que mais de 100 cargas saem da unidade por dia. 

 

 

Depois de passarem por um treinamento de segurança e receberem o EPI, os convidados iniciaram a visitação. Todos puderam conhecer os setores de processo de cerveja, packaging, laboratório de qualidade e degustação. “Tem de usar o auricular [proteção para os ouvidos], o barulho dentro da fábrica é intenso”, alertou um dos funcionários da empresa, antes um pouco de entrar com o grupo de jornalistas em um grande barracão da unidade.

 

 

Na entrada da fábrica, um mural apresentava a marcas que a empresa produz. Lá, estavam as variedades Brahma Chopp, Brahma Malzbier, Bohemia, Antarctica, Stella Artois, entre outras. Toda a produção da unidade lageana é distribuída em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e região Nordeste do País.

 

 

Produção da bebida é realizada em cinco etapas 

O processo de fabricação da cerveja divide-se em cinco etapas: seleção dos ingredientes, moagem, fermentação, maturação e filtração. Os principais ingredientes são o lúpulo e a cevada. A criatividade dos mestres cervejeiros, que trabalham na combinação e na proporção exata dos diferentes ingredientes até chegarem nos sabores mais especiais, é o diferencial do processo de produção da cerveja, que dura 10 dias.

 

 

“Somos apaixonados por cerveja e cuidamos da qualidade dos nossos rótulos do campo ao copo. Nos preocupamos com todos os processos. Hoje temos cerca de 1.300 pontos de controle de qualidade e 376 análises ao longo do processo de produção de cada receita.”, informou Thiago Otoni de Castro, mestre cervejeiro da empresa.

 

 

Fábrica_Fundada em 1994, a Ambev em Lages possui 570 funcionários. Desde a sua fundação, teve três ampliações, com investimentos, que ultrapassaram R$ 250 milhões nas duas últimas (2006 e 2013). Com capacidade de produzir até 600 milhões de litros por ano, a companhia é uma das maiores pagadoras de impostos para a Prefeitura de Lages.

 

 

Quer vender? Aqui tem + Classificados. Anuncie grátis!

 

 

Fotos: Nando Velho/ Divulgação

 

 

    Assine o CL Online

    Comentários

    Para comentar esta notícia entre com seu e-mail e senha de assinante. Caso não seja assinante, clique aqui. | Esqueci minha senha >>

    • (*) Campos obrigatórios.

    Últimos Comentários